Shortcuts: WD:INTRO, WD:I

Wikidata:Introdução

From Wikidata
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Wikidata:Introduction and the translation is 86% complete.
Outdated translations are marked like this.

O Wikidata é um banco de dados secundário, livre, colaborativo e multilíngue que coleta dados estruturados que servem de suporte à Wikipédia, ao Wikimedia Commons, aos outros projetos do movimento Wikimedia e a qualquer um no mundo.

O que isso significa?

Vejamos a declaração de abertura mais detalhadamente:

  • Livre. Os dados no Wikidata estão publicados sob a licença Creative Commons Dedicação ao Domínio Público 1.0, o que permite a sua reutilização nos mais diversos ambientes. Você pode copiar, modificar, distribuir e executar os dados, até mesmo para fins comerciais, sem precisar pedir permissão.
  • Colaborativo. Os dados do Wikidata são adicionados e mantidos por editores do Wikidata, os quais definem as regras quanto à criação e ao gerenciamento do conteúdo. Robôs também inserem dados no Wikidata.
  • Multilíngue. A edição, o consumo, a navegação e a reutilização dos dados são completamente multilíngues. Os dados adicionados em quaisquer idiomas estarão imediatamente disponíveis em todos os outros idiomas. A edição em qualquer idioma é possível e encorajada.
  • Um banco de dados secundário. O Wikidata armazena não apenas declarações, mas também suas fontes e conexões a outros bancos de dados. Isso reflete a diversidade de conhecimento disponível e apoia a noção de verificabilidade.
  • Coleta dados estruturados. Ao impor um alto grau de organização estruturada, permite-se o fácil reuso dos dados pelos projetos Wikimedia e por terceiros, além de permitir aos computadores processarem e "entenderem" esses dados.
  • Suporte aos projetos Wikimedia. O Wikidata auxilia a Wikipédia com dados que são mais fáceis de manter em suas caixas de informação (infoboxes) e em seus links para outros idiomas (interwikis), desse modo, reduzindo o trabalho de edição enquanto melhora a qualidade. Atualizações em um idioma se tornam disponíveis em todos os outros idiomas.
  • Qualquer um no mundo. Qualquer pessoa pode utilizar o Wikidata para qualquer número de diferentes formas pelo uso de sua interface de programação de aplicações (API).

Como o Wikidata funciona?

Este diagrama de um item da Wikidata mostra os termos mais importantes sobre a Wikidata.

A Wikidata é um repositório de armazenamento central que pode ser acessado por outros, como as wikis manuturisadas pela Wikimedia Foundation. O conteúdo carregado dinamicamente a partir da Wikidata não precisa ser manuturisado em cada wiki individual. Por exemplo, estatísticas, datas, locais e outros dados comuns que podem ser centralizados na Wikidata.

O repositório Wikidata

Itens e seus dados são interligados.

O repositório da Wikidata consiste essencialmente de itens, cada um dos quais descrito por um rótulo, uma descrição e por qualquer um ou mais nomes alternativos. Os itens são identificados exclusivamente por um prefixo Douglas Adams (Q42) seguido de um número, tal como Douglas Adams (Q42).

As declarações descrevem características detalhadas de um elemento e consiste numa propriedade e um valor. As propriedades no Wikidata tem um P seguido de um número, tal como com educated at (P69).

Para uma pessoa, pode adicionar uma propriedade a indicar onde se educou, especificando o valor do centro educativo. Para edifícios, pode atribuir propriedades de coordenadas geográficas, especificando valores de longitude e latitude. Uma propriedade que ligue um item a uma base de dados externa, como uma autoridade de controlo da banco de dados usada por bibliotecas e arquivos, é chamado um identificador. Os links para sites ligam cada item aos artigos correspondentes em todas as wikis clientes, tal como a Wikipédia, a Wikibooks ou a Wikiquote.

Toda esta informação pode ser exibida em qualquer idioma, mesmo se os dados foram originados num idioma diferente.

Item [[ Valor
Q42 P69 Q691283
Douglas Adams educated at St John's College

Trabalhando com a Wikidata

Existem várias maneiras de acessar a Wikidata usando ferramentas integradas, ferramentas externas ou interfaces de programação.

  • Wikidata Query e Reasonator são algumas das ferramentas mais populares para procurar e examinar itens do Wikidata. A página de ferramentas tem uma lista extensa de projetos interessantes para explorar.
  • Wikis clientes podem acessar dados para suas páginas usando uma interface Lua Scribunto. Você pode obter todos os dados independentemente usando a API do Wikidata.

Por onde começar

As visitas guiadas da Wikidata, projetadas para novos usuários, são a melhor maneira para aprender mais sobre o Wikidata.

Alguns links para começar:

Como posso ajudar?

Vá em frente e comece a editar. A edição é a melhor forma de aprender sobre a estrutura e os conceitos do Wikidata. Se gostaria de entender os conceitos do Wikidata antecipadamente, pode querer dar uma olhada nas páginas de ajuda. Se tiver dúvidas, por favor sinta-se à vontade para perguntar na Esplanada ou contactar a equipe de desenvolvimento.

Ver também